Lisboa - (Da correspondente)-Cerca de 25 obras de artes plásticas de artistas angolanos residentes em Portugal e Angola estão patentes, desde quinta-feira, em Lisboa, numa exposição colectiva denominada “Dipanda 4.9”
A exposição é organizada pelo Núcleo de Artistas Angolanos em Portugal, com apoio da Embaixada de Angola nesse país luso.
A cerimónia de inauguração contou com a presença da embaixadora Maria de Jesus Ferreira.
A exposição retrata a natureza, o modo de vida das pessoas, pensamentos e vivência.
Em declarações a imprensa, o curador da exposição, Lino Damião, salientou ser a segunda vez que o núcleo realiza actividade do género em saudação à Independência de Angola.
Em 2023, foi realizada o Dipanda 4.8 e agora o 4.9 com artistas angolanos da velha e nova gerações, refere a fonte.
Realça ser um evento que dá início às comemorações dos 50 anos da independência nacional, para o qual contam também com o apoio da Embaixada de Angola.
Acrescentou que na exposição, que estará patente ao público até ao dia 30 de Novembro ,estão expostas pinturas e algumas esculturas.
Por sua vez, a embaixadora de Angola em Portugal, Maria de Jesus Ferreira, parabenizou a associação por esta iniciativa cultural, inserida nas comemorações dos 49 anos da Independência Nacional, mas já com um olhar virado para o cinquentenário da dipanda.
“ Sei que esta exposição é apenas a primeira etapa de uma vasta série de actividades culturais que decidiram realizar neste espaço – o que muito nos honra", referiu.
A diplomata afirma tratar-se para si, enquanto representante do Estado Angolano em Portugal, um motivo de orgulho e satisfação.
Segundo a diplomata, como a união faz a força e porque “juntos somos” sempre mais fortes, “vamos” permanecer unidos e caminhar para prestigiar e projectar a cultura de Angola em Portugal. EJM/SEC