Ondjiva- A campanha de emissão e atribuição de Bilhetes de Identidade, denominada “BI da Dipanda”, na província do Cunene, regista adesão satisfatória de utentes, prevendo atíngir a meta dos 700 bilhetes até ao final.
A campanha, que decorre desde 02 de Novembro e os todos os sábados do mês, está destinada à crianças e adolescentes com idades entre os zero aos 17 anos de idade, conforme fez saber à ANGOP, esta sexta-feira, o chefe da Repartição de Identificação, Carlos do Amaral.
Segundo o responsável, o primeiro dia foi praticamente nulo, por se tratar de um feriado, onde grande parte das famílias foi homenagear os entes queridos, mas no segundo sábado os postos tiveram enchentes consideráveis.
“A previsão inicial é de 700 bilhetes e na segunda semana emitimos perto dos 200 documentos, pelo que acreditamos que vamos atingir ou ultrapassar a meta",sustentou.
Fez saber que a adesão foi considerada no segundo dia, onde os postos tiveram com aderência satisfatória atingindo no total 180 registos em Ondjiva, Ombadja e Cuvelai, enquanto o Namacunde não funcionou por problemas eléctricos.
Esclareceu que a nível do Cunene, a campanha decorre apenas nos municípios do Cuanhama, Cuvelai, Ombadja e Namacunde, com excepção do Curoca e Cahama, cujos postos de identificação funcionam com um sistema do modo off line.
Carlos do Amaral apelou às famílias no sentido de levarem os filhos para poderem emitir o documento aos sábados das 8 às 13 horas, enquanto os dias normais das 8 às 15 horas.
Apontou como requisitos necessários para adesão da campanha, o assento de nascimento ou certidão narrativa, para primeira via, segunda via B.I caducado e em caso de extravio a cópia.
A campanha BI da Dipanda é uma iniciativa do Executivo angolano, através do Ministério da Justiça e Direitos Humanos, que visa conferir a cidadania a todos cidadãos que não possuem o documento.
A acção, que decorre em todo país, enquadra-se no 49º aniversário da Independência Nacional assinalado no passado dia 11 de Novembro.FI/LHE/SEC