Sumbe – O delegado da Justiça e dos Direitos Humanos no Cuanza-Sul, Lino Kupenga, apelou, esta sexta-feira, ao contributo dos Comité locais dos Direitos Humanos no fomento da educação, para o combate às desigualdades, discriminação e à exclusão social.
O responsável falava na III conferência provincial dos Direitos Humanos no Cuanza-Sul, que está a decorrer sob o lema “Consciencialização Sobre Direitos Humanos e sua Defesa como Fundamento Para uma Práxis Democrática”.
Disse que o trabalho dos comités locais dos direitos humanos deve ser notável e produzir um impacto considerável para o fomento da cultura de educação e dos direitos humanos.
Os participantes abordaram a igualdade de tratamento, acesso e oportunidades,entre os cidadãos nos serviços públicos, o papel do estado na reparação de danos provocados às vítimas de violação dos direitos humanos.
Abordaram ainda o papel dos comités dos direitos humanos na promoção e protecção dos direitos humanos, promoção, respeito e protecção dos direitos das minorias, abordagem direccionada á conclusão e a não discriminação.
Participam nesta III conferência provincial, representantes do Ministério Público, membros dos comités provincial e municipais, advogados, agentes da Polícia Nacional, do Serviço de Investigação Civil, estudantes do curso de direito, docentes, convidados e autoridades tradicionais. CIJ/LC/ALH