Luena – O técnico do FC Bravos do Maquis do Moxico reconheceu, esta sexta-feira, que o conjunto que orienta está com baixo rendimento no Campeonato Nacional de Futebol “Girabola2024/25”, após perder 16 dos 30 pontos possíveis nas primeiras 10 jornadas disputadas.
Volvidos 10 jogos na presente temporada, os maquisardes ocupam a sexta posição com 14 pontos, resultado de três vitórias, cinco empates e duas derrotas, perdendo 16 pontos, números que deixam insatisfeito o técnico principal, Mário Soares.
Em declarações à imprensa, no acto de lançamento do desafio deste sábado diante do Desportivo da Lunda – Sul, no Estádio Mundunduleno, Mário Soares disse que a actual posição na tabela não reflecte o objetivo traçado e o futebol que o seu conjunto tem estado a praticar.
“Traçamos um crescimento muito melhor do que estamos agora, perdemos pontos em momentos improváveis, fora da nossa planificação”, disse.
Conforme o treinador, nesta fase do campeonato, a equipa tinha planificado alcançar 25 pontos na tabela, contra os actuais 14, apesar de ter havido "uma melhoria significativa" em comparação com os primeiros 10 jogos da temporada anterior, onde nesta altura o conjunto conquistara cinco pontos, fruto de seis derrotas, uma vitória e dois empates, tendo folgado uma das jornadas.
Com vista a inverter este quadro, Mário Soares prometeu encontrar solução competitiva para contrapor as adversidades que têm contribuído negativamente no desempenho da equipa, principalmente o fenómeno de lesões de atletas.
Quanto ao desafio diante dos “Lundas”, Mário Soares não contará com os préstimos do avançados Cuxixima e Macaibo, todos por lesão, enquanto o guarda-redes nigeriano Odan ficará ausente por problemas administrativos, entretanto, terá o regresso dos médios Edmilson e Francy.
O treinador caracterizou o Desportivo da Lunda – Sul como um adversário em crescimento, que poderá dificultar no máximo a filosofia de jogo dos maquisardes, mas “pretendemos vencer o jogo”, concluiu.
As duas formações estão separadas por um ponto, com vantagem do Maquis com 14 pontos.
Este será o sétimo desafio entre ambas equipas, com vantagem da equipa do Maquis com quatro vitórias, um empate e igual número de derrotas.
O Campeonato é liderado pelo Petro de Luanda com 22 pontos. TC