Menongue - Trinta e quatro mil animais de estimação, entre macacos, gatos e cães, começaram, esta sexta-feira, a ser vacinados contra a raiva na província do Cuando Cubango, de formas a prevenir o contágio da doença.
Em declarações à imprensa, no acto de abertura, o chefe de departamento dos serviços veterinários no Cuando Cubango, Benedito Isaac, informou que a vacinação será desenvolvida num período de nove dias, em toda a extensão territorial da província.
Para a concretização da campanha, segundo o responsável, estão preparados 48 técnicos, divididos em 24 brigadas, para além do auxílio técnico das administrações municipais.
Lembrou, mesmo sem apontar detalhes de casos de morte e contágio da doença, que foram registados 400 casos de mordeduras de cães contra as pessoas, no período entre e Janeiro até ao presente mês de Novembro.
Na sua intervenção, o administrador municipal de Menongue, Roberto Biwango, destacou a importância da campanha, por representar a garantia dos cuidados de saúde necessários para prevenir a transmissão da raiva e riscos para a saúde dos seus proprietários e da comunidade em geral.
Admitiu que a situação da raiva é uma preocupação das autoridades sanitárias, já que tem sido a causa de muitas mortes extra-hospitalares, sendo transmitida por mordeduras de cães, gatos e macacos.
Por isso, entende que a doença representa ameaça para a saúde pública, tendo apelado maior adesão por parte dos criadores de animais de estimação, bem como a respeitarem o calendário de vacinação e os cuidados básicos, para evitar a propagação da doença. MSM/ALK/FF/PLB