Huambo – A empresa angolana Thueia assinou, esta sexta-feira, um memorando de entendimento com a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES – Huambo) para a atribuição de bolsas de estudos anuais a estudantes carentes e de mérito.
Foram consignatários do termo de compromisso, a coordenadora do programa de bolsas da empresa, Madalena Francisco André, e a reitora da UJES, Virgínia Lacerda Quartin.
Na primeira fase, segundo o acordo, estão inscritos, para o ano académico 2024/2025, 10 estudantes do 1º ano das distintas unidades orgânicas, que vão beneficiar mensalmente, até final do curso, 60 mil Kwanzas/ cada, para além do patrocínio do material didáctico e outras comparticipações académicas.
Para além dos estudantes da UJES, a Thueia assinou, quinta-feira, igual memorando com o gabinete da Educação da província do Huambo, que vai beneficiar 12 alunos de famílias vulneráveis dos institutos médios politécnicos, com 35 mil Kwanzas/mês e outros encargos.
Na ocasião, a coordenadora do programa de bolsas da Thueia, Madalena Francisco André, disse que a empresa vai custear o pagamento das propinas, comparticipações e materiais didácticos dos estudantes beneficiários.
Lamentou o facto de existirem muitos estudantes com mentes brilhantes e bom desempenho académico, que vivem diversas dificuldades financeiras, daí a iniciativa da Thueia em patrociná-los, para não desistirem da formação.
Disse que a UJES terá a missão de acompanhá-los periodicamente, para evitar o desvio dos valores financeiros disponibilizados.
Madalena Francisco André informou que, no total, a empresa tem disponíveis 60 bolsas de estudo, para os estudantes e alunos das províncias do Huambo, Luanda e da zona Leste do país.
Por seu turno, a reitora da UJES, Virgínia Lacerda Quartin, disse ser um passo importante da Thueia, no âmbito da sua responsabilidade social, focado no desenvolvimento e no ensino dos jovens angolanos carentes com bom desempenho académico.
Afirmou que a ajuda vai permitir com que os estudantes beneficiários tenham maior desafogo financeiro e se concentrem, unicamente, nos estudos, para serem bons profissionais no futuro.
Esclareceu que os estudantes foram seleccionados mediante o bom desempenho académico e os critérios sociais de precariedade.
Criada em 2009, A Thueia LDA é uma empresa angolana especializada na gestão e recolha de resíduos sólidos, controlo de pragas, comércio e indústria e energias renováveis.
A UJES, fundada em 2009, tem sob a sua tutela o Instituto Superior Politécnico, as faculdades de Ciências Agrárias, Direito, Economia, Medicina Humana e de Medicina Veterinária. ZZN/JSV/ALH