Huambo – O Instituto Superior Politécnico de Humanidades e Tecnologias (ISUPEkuikui - II) no Huambo mantém-se focado na formação de quadros competentes, sobretudo, no domínio da Saúde, para estarem ao serviço das novas unidades sanitárias em construção um pouco por todo o país.
O facto foi tornado público, esta sexta-feira, pelo administrador-geral da sociedade Solprec, Lda – associada ao grupo de Ensino Lusófona, entidade instituidora do ISUPEkuikui-II, Carlos Brito, quando intervinha na cerimónia de outorga de diplomas a mil 200 finalistas, distribuídos nos 14 cursos ministrados pela instituição.
Trata-se de licenciados nas áreas de Análises Clínicas e Saúde Pública, Ciências da Comunicação, Contabilidade Fiscalidade e Auditoria, Direito, Economia e Gestão, Engenharia Civil, Engenharia Informática, Ensino Primário, Educação Física e Desporto, Enfermagem, Ensino da Língua Portuguesa, Ensino da Matemática, Farmácia e Psicologia.
Na ocasião, Carlos Brito assinalou que dos mil 200 finalistas, 50 por cento, são profissionais de saúde, designadamente nos cursos de Análises Clínicas e Saúde Pública, Enfermagem e Farmácia, que estão prontos para trabalhar em qualquer unidade hospitalar do país.
Disse que a instituição académica está engajada na formação técnica de profissionais, sobretudo, nas especialidades de Análise clínicas e Enfermagem Geral, para fornecer recursos humanos competentes em todas as unidades sanitárias do país, numa altura em que o Executivo tem vindo a apostar na construção de estabelecimentos hospitalares em todo território nacional.
Realçou que o ISUPEkuikui-II vai manter o foco nas Ciências da Saúde, para o preenchimento de recursos humanos nas unidades hospitalares que estão a ser edificados, actualmente, no país, com o propósito de fomentar o desenvolvimento sustentável, com a valorização dos profissionais angolanos.
Precisou que a formação feita no ISUPEkuikui-II é eclética e variada, para que sejam preparados com habilidades profissionais compatíveis com a necessidade do país.
Por seu turno, o presidente do ISUPEkuikui-II no Huambo, Cristóvão Simões, disse que estes estudantes do nível superior estão academicamente bem instruídos, mais capazes e culturalmente mais evoluídos, com elevado padrão de ética e moral, cuja visão deve ajudar o crescimento das comunidades.
Sublinhou que o fim último do ensino é a busca satisfatória das condições de vida, daí a instrução académica superior bem sucedida, para promover o desenvolvimento sustentável de qualquer região.
A cerimónia decorrida no pavilhão multiusos Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem, no interior da cidade do Huambo, ficou marcada com a oração de sapiência, proferida pelo comunicólogo e docente universitário, Celso Domingos José Malavoneke.
A instituição de ensino superior privado formou, entre 2011 e 2024, cinco mil licenciados em diversas áreas do saber.
A par do ISUPEKuikui – II, a província do Huambo, considerada “Cidade Académica de Angola” conta com os institutos superiores privados Sol Nascente, Lusíadas, Caála, Católico e Twapandula.
Quanto ao ensino público, possui a Universidade José Eduardo dos Santos, que detém as faculdades de Ciências Agrárias, de Direito, de Economia, de Medicina e de Medicina Veterinária, assim como o Instituto Superior Politécnico.
No domínio público conta, também, com o Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED). LT/JSV/ALH