Luanda - Os membros da Organização dos Países Exportações de Petróleo e seus aliados (OPEP+) acordaram, na quinta-feira, ajustar a produção global mensal em 648 mil barris/dia (bpd) para Agosto, contra 432 mil/ bpd de Junho.
Reunidos na sua 30ª reunião ministerial por video conferência, os membros reaconfirmam o plano de ajuste da produção e o mecanismo mensal , aprovados nas 19ª e 29ª reuniões Ministerial da OPEP e não-OPEP.
O Grupo reitera a importância crítica de aderir à plena conformidade e ao mecanismo de compensação, que devem ser apresentados de acordo com a declaração da 15ª Reunião Ministerial da OPEP e não-OPEP.
O volume de produção para este mês de Julho será de 648 mil/bpd.
A 31ª Reunião Ministerial da OPEP e não-OPEP está agendada para 3 de Agosto de 2022.
A República de Angola é membro da OPEP e a sua quota de produção passou de 1,450 para 1,502 milhão de barris por dia (bpd) para este mês de Julho, depois do acordo na 29ª reunião de ministros da aliança, realizada a partir de Viena, Áustria, por video conferência.
A produção do país, de 1,1 milhão de bpd, situa-se abaixo da quota autorizada pela Organização.
O período de compensação será estendido até ao final de Dezembro de 2022, conforme solicitado por alguns países, com baixo desempenho, mas, segundo a OPEP+, com prazos de entrega dos planos terminados no dia 17 de Junho deste ano.