Matala - O município da Matala, província da Huíla, conta desde hoje com o seu primeiro centro de tratamento de doenças respiratórias e um edifício novo da administração municipal, infra-estruturas inseridas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), entregues no quadro dos 49 anos da Independência Nacional, que nesta segunda-feira se comemoram.
Com este centro, a Huíla passa a ter três unidades regionais de tratamento de casos de tuberculose, nomeadamente o Sanatório do Lubango, o serviço no Hospital Evangélico de Caluquembe e agora o da Matala, para responder as regiões centro e leste.
A unidade faz diagnóstico da doença, tem laboratórios para exames de bioquímica e hematologia, enfermarias com 16 camas, salas de observação com seis, refeitório, salas de reuniões, serviços administrativos, de entre outros compartimentos.
Ao falar dos equipamentos, no acto provincial de comemoração dos 49 anos da Independência Nacional, o governador da Huíla, Nuno Mahapi, disse ser resultado da contínua aposta em dar dignidade àqueles que trabalham, que querem receber resposta dos seus resultados na administração pública.
Destacou a importância de começar a criar condições para que os municípios e as cidades estejam preparados para, em breve, iniciarem o processo de implementação das autarquias no país, daí dar essa dignidade à Administração Pública.
Considerou a Matala um município que joga um papel fundamental, por isso a unidade vai cobrir, também, o Cuvango, Jamba e o Chipindo, uma antecâmara de protecção para desafogar a pressão sobre o hospital do Lubango.
“Temos de continuar a trabalhar unidos, fortes para continuar a resolver os problemas que ainda persistem nas nossas populações. Devemos continuar a dar educação às crianças, saúde de qualidade e segurança à população”, reforçou.
Nova administração confere dignidade aos munícipes
Por sua vez, o administrador da Matala, Manuel Quilende, ressaltou que a nova estrutura da administração é uma obra imponente que vai conferir dignidade e maior conforto para mais dedicação dos colaboradores perante os grandes desafios que se avizinham.
O centro sanatório que hoje recebemos vai também conferir dignidade a esta região, sobretudo a parte leste que vai a população ter serviços de qualidade.
Avançou que nesta terça-feira vão fazer a inauguração de uma escola de sete salas de aula, do ensino primário, no quilómetro 15, uma área que carecia de ter à infra-estrutura e a mesma já está pronta para entregar à população.
O município da Matala dista 180 quilómetros do Lubango e tem uma população estimada em 355 mil 956 habitantes. EM/MS