Porto Amboim – A Empresa Minuila Lda iniciou hoje, sexta-feira, na cidade do Porto Amboim, província do Cuanza Sul, as obras de asfaltagem de 20 quilómetros das principais ruas da localidade.
A obra é financiada pelo Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) em dois mil milhões, 59 milhões, 427 mil, 364 Kwanzas e 83 cêntimos (Kz 2.059.427.364,83) e têm uma duração de 12 meses.
Além da asfaltagem, abarca, igualmente a drenagem das águas, pavimentação, lancis, passeios e iluminação pública.
O projecto abrange as ruas dos Namorados, 4 de Fevereiro, Comissário Ngongo, José Sabino, Avenida doutor António Agostinho Neto, Comandante Lage, Alfredo Pukuta, Viriato da Cruz, Saidy Mingas, Isup; Paviterra/ Cazua, Centro materno Infantil, Tango e outras.
Na ocasião a administradora municipal, Maria Sumano, declarou que os munícipes aguardavam, com alguma expectativa, o início da obra, visto que as vias da cidade encontram-se totalmente degradadas.
Maria Sumano instou maior celeridade e seriedade na execução da empreitada que “ decorrerá sob olhar atento dos munícipes, de uma equipa de fiscalização das obras do PIIM e da comissão de ajuda e controlo.
A obra criou 150 postos de trabalho.
Falando à imprensa, o governador do Cuanza Sul, Job Capapinha, afirmou que as vias a serem intervencionadas permitirão uma maior atracção ao turismo, tendo em conta as características históricas da cidade.
“ Que a população acredita que o projecto vai ser executado e, neste sentido, nós solicitamos a empreiteira para reduzir o tempo de execução em seis meses, tendo em conta a capacidade técnica e material da mesma”, sublinhou.
Por seu turno, o representante da Minuila, Paulo Roberto Silveira, assegurou maior celeridade e qualidade da obra e o recrutamento de pelo menos 150 jovens que se juntarão aos seus técnicos especializados.