Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Embaixador no Egipto fala das conquistas da Independência

     Política              
  • Luanda • Segunda, 11 Novembro de 2024 | 21h04
Embaixador de Angola no Egipto, Nelson Cosme
Embaixador de Angola no Egipto, Nelson Cosme
DR

Cairo – O embaixador de Angola no Egipto, Nelson Manuel Cosme, destacou hoje, segunda feira, a consolidação da paz, alcançada em 2002, como o mais significativo dos desafios enfrentados pelo país ao longo dos 49 anos de Independência nacional.

Ao discursar na cerimónia local alusiva ao 49º aniversário da Independência Nacional, o diplomata assinalou que esta conquista permitiu a coesão nacional, o retorno aos campos agrícolas e às indústrias, abrindo caminhos para a criação de condições para o aumento da produção e desenvolvimento sustentável de Angola, com a contribuição de todos.

⁷Perante diplomatas, membros do Governo egípcio e comunidade angolana, o diplomata referiu, que o lema central da celebração, “Unidade Nacional, Produção e Desenvolvimento Sustentável”, visa reafirmar a todos os angolanos e ao mundo a coesão de Angola, enquanto Nação, bem como o compromisso de trabalhar para tornar o país mais próspero e acolhedor.

“Esta união tem permitido a consolidação do Estado democrático e de direito e o estabelecimento das bases para uma economia de mercado cada vez mais dinâmica e inclusiva, potencializando as riquezas nacionais”, afirmou, enfatizando que garante a redução das desigualdades sociais, uma das premissas que tem sido reiterada pelo Executivo, que não tem sido fácil, devido a algumas consequências da guerra ainda sentidas, além do contexto económico e político mundial actual.

Ressaltou que o Executivo tem procurado criar infraestruturas essenciais para desenvolvimento económico, para garantir o acesso à água potável, energia, saúde e educação, e para maior eficiência da acção governativa, pelo que definiu como prioridade das suas politicas públicas, a transparência, o combate à corrupção e  impunidade.

Apontou, a título de exemplo, a construção do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto e a requalificação do Corredor do Lobito, um marco, cuja importância estratégica transcende as fronteiras angolanas. “É a primeira infra-estrutura económica estratégica de investimento global, e um importante corredor logístico que se estende por Angola, República Democrática do Congo, Zâmbia, Tanzânia, e liga os oceanos Atlântico e Indico”, salientou o embaixador Nelson Cosme, aludindo ao Corredor do Lobito.

Relativamente à diversificação da economia, realçou os investimentos no sector do turismo, afirmando que actualmente regista um grande potencial de desenvolvimento, como o aumento de unidades hoteleiras, a melhoria das infraestruturas nos parques naturais, e sítios turísticos históricos, como o Centro Histórico de Mbanza Kongo, pelo que convidou os presentes a convidar Angola.

 

No contexto Internacional

 

A nível internacional, o diplomata angolano ressaltou que a política externa de Angola tem conferido particular atenção ao continente africano, contribuindo para a consecução dos objectivos da agenda 2063 da União Africana, denominada “A África que Queremos”, para que África se torne livre da fome, do subdesenvolvimento, das guerras, e se transforme num lugar de futuro e prosperidade.

Por entender que a paz e a estabilidade são os alicerces do desenvolvimento, acrescentou, Angola tem procurado ser advogada da paz e da reconciliação, junto das demais Nações africanas que enfrentam conflitos internos, sobretudo nas regiões e organizações onde está inserida, nomeadamente, SADC, CEEAC, CIRGL e CPLP.

A determinação do Presidente da República, João Lourenço, nas questões africanas, salientou, levou a União Africana a outorgar-lhe o título de Campeão para a Paz e Reconciliação em África, e mediador em determinados conflitos.

“Angola assumirá no ano de 2025 a Presidência da União Africana, o que será uma oportunidade para contribuir de forma mais profunda para o engrandecimento da zona de comércio livre continental e na gestão dos conflitos africanos, que consideramos um dos principais obstáculos para a prosperidade do nosso promissor continente”, realçou o embaixador de Angola no Egipto, aludindo igualmente a XVII Cimeira de Negócios Estados Unidos da América-África, que Angola acolherá em 2025, como um importante marco da diplomacia económica e excelente oportunidade para a promoção de parcerias empresariais.

 

Relações com o Egipto

 

Ao abordar as relações bilaterais, o diplomata realçou os encontros entre os chefes da diplomacia dos dois países, Téte António e Badr Abdelatty, à margem da Sexta Reunião de Coordenação de Meio de Ano da União Africana, no Ghana, e em Nova Iorque, à margem da Assembleia-Geral da ONU, bem como a visita ao Cairo, na semana passada, do ministro da Defesa Nacional, João Ernesto dos Santos, cujo ponto alto foi a assinatura de um Acordo no Domínio da Defesa e Técnica militar, indústria de equipamentos militares e  reforço da capacidade humana, que contribui para a melhoria da cooperação no sector da Defesa e Segurança.

Fez referência a alguns projectos em curso em Angola, financiados pelo Afreximbank, a parceria com o Grupo El-Sawadi para investimentos no sector das telecomunicações, energia e águas, assim como projectos que estão a ser desenvolvidos com o grupo Orascom, no domínio das energias verdes.

No domínio económico, salientou que as exportações do Egipto para Angola continuam a crescer exponencialmente, e embora o intercâmbio comercial esteja a aumentar gradualmente, os valores alcançados ainda não reflectem o potencial económico dos dois países, que recentemente decidiram estabelecer parcerias para estimular o investimento e a cooperação económica mútua.

 

 

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

Moniz Silva promete reabilitar pavilhões em Benguela

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h39

Girabola2024-25: Bodunha queixa-se da arbitragem

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h20

BP do MPLA reconhece papel histórico da juventude

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h55

Interclube empata em Benguela com Williete local

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h39

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+