Luanda - A embaixadora de Angola em Cuba, Maria Cândida Teixeira, apelou esta segunda-feira, em Havana, à unidade e à coesão de todos os angolanos perante os desafios que o país enfrenta, sobretudo na diversificação da economia, bem como na reconstrução e construção de infra-estruturas.
Conforme uma nota de imprensa, a diplomata falava na cerimónia central dos festejos dos 49 anos da Independência Nacional que decorreu na Casa da Cultura de Angola em Havana perante uma plateia de estudantes, funcionários da missão diplomática e outros membros da comunidade angolana.
“A unidade nacional é, sem dúvida, a base de qualquer nação que aspire progredir. Sem unidade, não há coesão, não há força. Angola, com a sua rica diversidade cultural, linguística e étnica, sabe bem a importância de se manter unida”, enfatizou,
O evento que este ano se celebra sob o lema “11 de Novembro: Unidade Nacional, Produção e Desenvolvimento Sustentável” contou ainda com a participação do deputado Roberto Leal Monteiro “Ngongo”, presidente da Comissão de Defesa, Segurança, Ordem Interna e Antigos Veteranos da Pátria e do académico António Quino.
Os convidados, ambos palestrantes, abordaram temas como os desafios do presente e futuro, a luta de emancipação de Angola, o valor histórico das vitórias alcançadas na guerra e a construção da nova sociedade.
O evento contou também com a presença do secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, que chefiou a delegação angolana na 40ª Feira Internacional de Havana, realizada de 04 a 09 deste mês.
Na ocasião, Vieira Lopes sublinhou o compromisso contínuo do Executivo em apoiar e fortalecer as ligações com as nossas comunidades no estrangeiro. VIC