Luanda - Cinquenta técnicos de assistência social do município de Viana terminaram nesta quarta-feira, um seminário vocacionado ao “ Crime de violência no género”, numa iniciativa da Administração local, em parceria com o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.
O director municipal de Viana da Acção Social, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Samuel Correia Victor, que presidiu a cerimónia de encerramento, disse que o objectivo consistiu em dotar aos técnicos, métodos para a resolução dos problemas extraconjugal, crimes de violência domestica, entre outros.
Informou, por outro lado, que o sector que dirige recebe diariamente vários casos da fuga à paternidade e da maternidade, que têm sido resolvidos na base de diálogo com as famílias, contando também com auxilio das igrejas locais.
Enquanto isso, o palestraste e docente universitário Simão Samba, indicou que durante o encontro foi possível rever a questão do adolescente em conflito com a lei, a situação da criança na rua, mas olhando para as suas causas e consequências.
Quanto a questão da violência no género, precisou que uma das consequências consiste na desestruturação da família, um mal que é resolvido com o diálogo no seio do casal.
A acção formativa, que contou também com a contribuição da Universidade Católica de Angola, decorreu de 10 a 18 do mês em curso, no Centro Ortopédico de Reabilitação Polivalente, Doutor António Agostinho Neto, localizado no município de Viana.