Huambo – Mil e 10 reclusos do Estabelecimento Penitenciário do Cambiote, no Huambo, comemoraram, este sábado, a festa de Natal antecipado, com o objectivo de proporcionar um ambiente de irmandade e esperança de dias melhores.
A festa, com música, dança, teatro e entrega de presentes, numa iniciativa da direcção do estabelecimento, ficou marcada com a soltura de nove presos por liberdade condicional, pelo comportamento exemplar e por terem já cumprido a metade da pena.
Em nome dos reclusos, Arnaldo Graça, agradeceu a iniciativa da direcção do estabelecimento em proporcionar momentos de alegria, com a soltura dos mais disciplinados.
Destacou a importância da alimentação, vestuário, assistência médica/medicamentosa, comunicação, entre outros direitos garantidos no Estabelecimento Penitenciário do Cambiote, para a normalidade do funcionamento da instituição.
Por sua vez, o director adjunto dos Serviços Penitenciários do Huambo, superintendente prisional Augusto Guilherme Ernesto João, disse que a festa serviu para promover um ambiente familiar entre os reclusos, com foco na união e perdão.
Referiu que a população penal, apesar de estar em situação carcerária, deve festejar o Natal, de forma efusiva, unida e urbana, na esperança de um futuro melhor para si, depois do cumprimento da pena.
Aos nove reclusos postos em liberdade condicional, disse tratar-se um benefício conquistado com comportamento irrepreensível e exemplar, evitando envolvimento em confusão e actos de indisciplina.
O Estabelecimento Penitenciário do Cambiote, com uma capacidade de internamento para 850 presos, tem mil 253 reclusos, entre condenados e detidos, dos quais 24 são mulheres.
Ainda, no âmbito das festas de Natal, 150 crianças na localidade da Canata, município da Chicala-Cholohanga, beneficiaram de uma festa solidária, promovida pelo projecto Caldo na Aldeia e a associação Monadas de Angola, que para além de receberem brinquedos, auxiliaram na plantação de 100 de eucalipto.
Na ocasião, a mentora do projecto, Patrícia Suende, disse que a festa de Natal antecipado com as crianças visou oferecer momentos de carinho e amor a esta franja social, que precisa de mais conforto, para um crescimento salutar e futuro promissor do país. ZZN/ALH