Cuito – Quarenta e quatro armas de fogo, de diversos calibres, foram aprendidas por efectivos do Departamento de Investigação e Ilícitos Penais (DIIP), desde Janeiro a presente data, na província do Bié.
Dos meios, apresentados esta segunda-feira à imprensa, constam 20 armas de tipo AKM, duas armas Mini-Uzi, 13 pistolas.
Foram recuperados ainda cinco pares de fardamento das FAA, um par de fardamento da PN, igual número de par de fardamento dos Serviços Prisionais.
O material, em posse de marginais, num total de 17, já detidos, era usado para o cometimento de vários crimes, com destaque para homicídios, roubos, ofensas à integridade física, violação sexual, bem como a vandalização de bens públicos.
O porta-voz do comando provincial da Polícia Nacional no Bié, superintendente-chefe António Hossi, frisou que foram igualmente apreendidos 800 miligramas de estupefaciente, vulgo (liamba), 13 motorizadas de diversas marcas e mil e 650 cabos eléctricos.
Foram também retirados na posse dos meliantes 44 caixas de bolachas para merenda escolar, 10 botijas de gás butano de 12 kgs, oito televisores diversos, quatro dínamos industriais de geradores de corrente para moagens, entre outros meios. AS/PLB