Cunene - Os habitantes dos municípios do Cuanhama, Namacunde, Ombadja e Cahama, província do Cunene, beneficiam, hoje, de cinco reservatórios de betão de água da chuva, denominado “ cisternas calçadão”, no âmbito do combate á seca.
Com capacidade para reservar 52 mil litros de água cada uma, custaram 75 milhões de kwanzas, financiados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com a Federação Luterana.
A cisterna é um tipo de reservatório de água cilíndrico, coberto e semienterrado, que permite a captação e o armazenamento de águas das chuvas a partir de um calçadão de 200 metros quadrados.
Os equipamentos foram construídos, concretamente, nas comunidades do Ehafo e Onghumbo (Cuanhama), Omoyeku (Ombadja) Ediva (Cahama) e Epolo (Namacunde), num processo que durou oito meses.
Durante a cerimónia de entrega, o coordenador da Federação Luterana Mundial no Cunene, Benny Fulay, disse que o projecto surge para minimizar a falta de água, provocada pela seca.
Por seu lado, o director do Gabinete provincial das Obras Publicas no Cunene, Pedro Vindo, apelou as comunidades a preservarem os reservatórios, com vista a evitar actos de vandalização.
Com uma extensão territorial 75 mil 955, 61 metros quadrados, a província do Cunene localiza-se á sul de Angola e possui um milhão, 157 mil e 491 habitantes.