Luanda – O psicólogo angolano, Alberto Kilanda, aconselhou hoje, em Luanda, as vítimas de “bullying” a reagir com cautela, manter a indiferença e auto-confiança, com o fim de desencorajar o agressor a tal prática negativa.
O especialista, que falava à ANGOP, no quadro de uma palestra sobre o Bulliyng, a ser proferida por si no dia 17 deste mês, em Luanda, referiu que mantendo a calma e indiferença, evita-se situações de confronto com o agressor e proporciona-se um ambiente para se resolver ou prevenir este problema.
" O bullying consubstancia-se em agressões verbais ou físicas que geralmente humilha a vítima, causando outros danos como depressão, anorexia, síndrome do pânico, doenças psicossomáticas e até o suicídio", indicou.
Segundo Alberto Kilanda, o bullying praticado em ambiente escolar é dos mais frequentes e tem estado a provocar a vítima fraco rendimento nos estudos, sentimentos de falta de protecção, distúrbios alimentares e crises de ansiedade.
Para os adultos, apontou, o bullying causa danos no rendimento laboral, na convivência social e desencadeia pensamentos suicidas.
Nascido aos 16 de Janeiro de 1980, na localidade de Sanza Pombo, província do Uíge, Alberto Kilanda é licenciado em Psicologia. FMC/AC