Mbanza Kongo – O governador da província do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, reconheceu, esta segunda-feira, na vila do Cuimba, o papel crucial desempenhado pelas igrejas nos momentos mais difíceis da história do país.
Adriano Mendes de Carvalho fez esse reconhecimento durante um culto de acção de graças, que marcou o 49º aniversário da Independência Nacional, que hoje se assinala.
Acrescentou que a igreja como reserva moral da sociedade sempre foi a voz crítica da opressão colonial que durante cinco séculos submeteu os angolanos a várias sevícias, assim como contribuiu, de forma significativa, para o alcance da paz definitiva que ao país desfruta há 22 anos.
A igreja, prosseguiu Adriano Mendes de Carvalho desempenhou, também, um papel preponderante na instrução e formação de muitos quadros nacionais que hoje ocupam lugares cimeiros no xadrez político nacional.
“O Governo reconhece o papel da igreja na luta pela independência nacional e na conquista da paz definitiva. Vamos continuar a contar com a igreja no processo de reconciliação nacional, na pacificação dos espíritos, na educação dos jovens e na preservação das conquistas alcançadas”, assinalou.
Na ocasião, o governante anunciou alguns projectos sociais, que nos próximos meses poderão entrar em obras um pouco por toda a província do Zaire, com realce para os sectores da educação, saúde, águas e vias de comunicação.
Referiu-se, a título de exemplo, da aplicação, pela primeira vez, do tapete asfáltico na estrada nacional 120, que liga Mbanza Kongo à comuna fronteiriça do Buela, passando pela sede municipal do Cuimba.
Numa extensão de cerca de 90 km, disse o governador, as obras da aludida estrada arrancam no primeiro trimestre de 2025, após o aval do Presidente da República em termos de financiamento.
Refira-se que a sede municipal do Cuimba é única das seis que compõem a região que ainda não está ligada com a capital da província do Zaire (Mbanza Kongo), por uma estrada asfaltada.
Antes de seguir para a vila do Cuimba que dista a cerca de 62 km do município sede, Adriano Mendes de Carvalho, depositou nas primeiras horas desta segunda-feira, em Mbaza Kongo, uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido.
Na sua homilia, o reverendo da Igreja Evangélica Batista de Angola (IEBA), Tanda José, pediu aos cristãos, em particular, e à população, em geral, para continuarem a orar e a preservar a independência e a paz.
O culto de acção de graças juntou milhares de fiéis de diversas denominações religiosas, membros do Governo, políticos, representantes dos órgãos de defesa e ordem interna, autoridades tradicionais, deputados e populares, em geral. DA/JL