Dala -Setenta e dois milhões de kwanzas foram gastos em projectos que visam a melhoria das condições de vida da população do município do Dala, província da Lunda-Sul, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).
A previsão orçamental dos 164 municípios do país, no âmbito do PIDLCP é de 360 milhões de kwanzas/ano, a razão de kz 28 milhões/mês.
Em declarações à imprensa, a margem do fórum municipal de prestação de contas, o director do Gabinete de Estudo, Planeamento e Estatística (GEPE) do Dala, Marcos Félix, esclareceu que os 72 milhões foram disponibilizados no primeiro trimestre deste ano.
Fez saber que os valores foram gastos em projectos agrícolas, saneamento básico, agricultura, merenda escolar e ordenamento, beneficiando até ao momento, 10 mil e 73 famílias.
Ifmromou que os valores referentes aos mês de Abril, Maio e Junho, não foram ainda disponibilizados por questões técnicas, mas, esforços estão a ser feitos junto do Ministério das Finanças, para se ultrapassar.
Em 2023 a administração municipal gastou 215 milhões e 100 mil kwanzas, dos Kz 336 milhões previstos, o que representa uma execução na ordem dos 64 por cento.
Segundo o responsável, os restantes 120 milhões e 900 mil kwanzas não foram disponibilizados naquele ano, porque os projectos programados transitaram para o Programa de Investimentos Públicos (PIP).
O município do Dala dista a 160 quilómetros da cidade de Saurimo, tem uma população estimada em 34 mil e 125 habitantes, distribuídos nas comunas do Dala (sede), Cazage e Luma-Cassai. QB/JW/HD