Cachiungo – Um grupo de 27 pessoas com albinismo beneficiou, hás dias, no município do Cachiungo, província do Huambo, de kits de protecção solar e cosméticos diversos para a pele, numa iniciativa da Administração local, soube a ANGOP.
O gesto enquadra-se no Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza executado pela Administração do município do Cachiungo, que disponibilizou protectores solares e cosméticos diversos para esse segmento social.
Em declarações à imprensa, a representante da Associação ligada à Ajuda e Integração das Pessoas com Albinismo no Huambo, Hilária Sampaio, reconheceu o gesto da Qdministração local e disse haver ainda muito trabalho para se ultrapassar a descriminação.
A responsável disse a discriminação tem provocado transtornos significativos para auto-estima e afirmação social das pessoas com albinismo, um trabalho que exige conjugação de esforços de toda sociedade.
Disse que a associação na província tem um controlo de perto de 800 pessoas com albinismo espelhadas nos 11 municípios, que necessitam de apoio das administrações, à semelhança do gesto das autoridades do Cachiungo.
Por seu turno, o administrador do Cachiungo, Paulo Moma, reiterou o compromisso das autoridades locais em continuar a trabalhar na melhoria das condições desse segmento social, dentro dos vários programas gizados pelo Governo da província do Huambo.
Disse que o Governo autorizou fazer essa despesa neste ano económica de aquisição de kits de protecção da pele para apoiar as pessoas com albinismo, de modo a se melhorar a sua condição de vida.
O Executivo aprovou a 30 de Agosto de 2023, o Plano de Apoio e Protecção a Pessoas com Albinismo, em sessão orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, que estabelece as principais tarefas sectoriais em vários domínios, com vista ao apoio, protecção e realização dos direitos e legítimos interesses das pessoas com albinismo.
O Executivo compromete-se, ainda, nessa sessão aumentar o nível de oferta e utilização dos serviços básicos e primários de educação e saúde, promover a inclusão social, a execução de programas de apoio sócio- económico, entre outras condições sociais, para as pessoas com albinismo. JSV/ALH