Luanda – O recém-nomeado governador da província de Luanda, Manuel Homem, perspectiva reestruturar o modelo de governação provincial, apostando mais na descentralização da tomada de decisões.
Segundo o governador, que falava na cerimónia de passagem de pastas, testemunhado pelo ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, esta terça-feira, em Luanda, é importante repensar o modelo de prestação de serviços públicos em Luanda, sendo necessário garantir mais autonomia aos municípios e distritos, para que os próprios possam resolver as necessidades locais dos cidadãos.
Neste contexto, Manuel Homem apelou aos administradores locais a pautarem pela apresentação de um serviço de qualidade, abstendo-se de promessas e discursos elaborados que vendem sonhos irrealizáveis.
“As decisões dos problemas não serão tomadas no conforto dos gabinetes, antes pelo contrário, serão tomadas depois de irmos ao terreno e auscultar as pessoas, compreender a realidade e os principais anseios”, referiu.
Durante o seu primeiro discurso, o governador convidou ainda todos os cidadãos, empresas e organizações sediadas na capital do país a colaborar na solução dos problemas como a segurança pública, energia eléctrica, saneamento básico, saúde, educação e criação de locais de lazer, cultura, bem como desporto.
Para as iniciativas já existentes de forma individual ou colectiva, Manuel Homem vai procurar aprofundar, no sentido de tornar Luanda numa província melhor, chamando aqui também a intervenção das igrejas e a sociedade civil a desempenharem o seu papel na moralização dos cidadãos.
Nomeado pelo Presidente da República, João Lourenço, Manuel Gomes da Conceição Homem é o 24º governador da província de Luanda, substituindo no cargo, Ana Paula Chantre Luna de Carvalho, que governou a província de Luanda no período entre 2021-2022.