Dundo - No âmbito da campanha especial "BI da Dipanda", aberta este sábado, no país, as autoridades na província da Lunda-Norte, prevêem a emissão de mais de três mil Bihetes de Identidade.
Promovida pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, a campanha insere-se nas comemorações alusivas ao 49º aniversário da Independência Nacional, a assinalar-se no próximo dia 11 de Novembro.
Intervindo no acto de abertura da campanha, a delegada provincial da Justiça e dos Direitos Humanos na Lunda-Norte, Inocência Costa, fez saber que para o alcance das metas preconizadas, estão disponíveis 13 postos de atendimento nos dez municípios.
Disse que os postos estarão abertos de segunda a sexta para o público em geral e aos sabados, apenas para pessoas dos 0 aos 17 anos .
Rriterou que para a emissão do BI, prosseguiu, os abrangidos deverão fazer-se acompanhar dos respectivos assentos de nascimentos ou certidão narrativa completa do registo de nascimento e cópias de bilhetes de identidade dos pais.
Por sua vez , o vice-governador para o sector Social, Político e Económico da Lunda-Norte, Frederico Barroso, apelou responsabilidade e rigor por parte dos técnicos envolvidos na campanha, com vista a evitar a emissão do BI à cidadãos estrangeiros, sobretudo da República Democrática do Congo (RDC).
"Em ocasiões como estas, muitos estrangeiros ilegais tentam aproveitar e falcificar certidões ou cópias integras, com objectivo de conseguir o Bilhete de Identidade, por isso, apelanos vigilância, rigor e patriotismo", alertou.
Apelou aos pais e encarregados de educação, no sentido de aderirem à campanha, levando seus filhos aos postos criados. HD