Luena - O FC Bravos do Maquis do Moxico alcançou, este sábado, a primeira vitória caseira no Campeonato Nacional de Futebol, ao vencer no Estádio Mundunduleno, o Recreativo do Libolo por 1-0.
Com golo solitário de Estevão, aos 61 minutos, os maquisardes conseguiram romper a consolidada defesa montada pelos visitantes, em jogo para a 8ª jornada do Campeonato Nacional da Primeira Divisão, após três partidas sem vencer em casa, onde obtiveram uma derrota e dois empates.
Apesar das ausências de cinco jogadores fundamentais do plantel, com destaque para o Sul-africano Nigo (melhor marcador da equipa com 4 golos), o conjunto orientado pelo técnico Mário Soares dominou os primeiros 45 minutos da partida, com jogadas perigosas, mas se manteve o nulo até ao intervalo.
No reatar, o Libolo procurou equilibrar o jogo, mas rapidamente o conjunto do Moxico voltou a assumir o domínio do jogo, criando várias oportunidades claras de golos, mas sem eficácia.
Aos 61 minutos, Estevão protagonizou o momento mais alto da partida, que por via de um cruzamento no canto direito do ataque introduziu a bola na baliza de Fany, garantindo os três pontos no leme maquisarde.
Reacções dos técnicos
Mário Soares, técnico do FC Bravos do Maquis, reconheceu ser uma vitória díficil, tendo em conta a capacidade defensiva do adversário.
Para o técnico do Recreativo do Libolo, Hélder Teixeira, a única falha no sector defensivo definiu a vitória do Bravos do Maquis, "que está de parabéns".
Com este resultado, o FC Bravos do Maquis subiu para a terceira posição da tabela de classificação do Girabola com 13 pontos, enquanto o Recreativo do Libolo desce do quarto para o quinto lugar, com os mesmos pontos (12), numa prova liderado pelo Petro de Luanda, com 21 pts.
A jornada nº 8 produziu os seguintes resultados:
Sábado
Carmona SC 0-1 1º de Agosto
Isaac de Benguela 1-1 Desportivo da Lunda-Sul
Sagrada Esperança 3-1 Luanda City
FC Bravos do Maquis 1-0 Recreativo do Libolo
Petro de Luanda 1-0 Santa Rita de Cássia
Prosseguimento da jornada no Domingo:
São Salvador do Kongo - Interclube
Desportivo da Huíla - Académica do Lobito
Wiliete de Benguela - Kabuscorp do Palanca
LTY/TC