Luanda - O parlamento angolano perspectiva cooperar com o seu congénere turco na formação de quadros angolanos nos domínios da acção parlamentar e da fiscalização, disse neste domingo a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
Carolina Cerqueira que regressou hoje ao país, fez o balanço da visita à Turquia onde teve conversações com o grupo nacional de amizade, definiram os domínio da formação parlamentar, bem como a nível do país nas áreas das ciências exactas, novas tecnologias, engenharias e da indústria alimentar.
Enfatizou a questão da rádio e televisão parlamentar angolana cuja questão técnica, bem como as frequências ainda não estão bem definidas, mas que se está a trabalhar para o efeito para poder avançar neste domínio, para que as actividades a nível do parlamento sejam acompanhadas.
“Como somos uma instituição que vela pela aplicação da lei e a legalidade nós temos que ter o processo todo em conformidade com as leis do país e com as que norteiam os princípios da radiodifusão”, referiu.
Durante a estada na Turquia, a delegação parlamentar angolana visitou a sede do parlamento local, incluindo a área bombardeada durante a tentativa de ocupação da Assembleia Nacional turca por elementos da oposição e o Mausoléu de Mustafa Kemal Atatürk.
O programa da visita incluiu um encontro entre as duas delegações e, posteriormente, uma conferência de imprensa dos dois presidentes, nomeadamente Carolina Cerqueira e Numan Kurtulmus, na qual abordaram questões relacionadas com a cooperação parlamentar nos mais variados domínios.
Carolina Cerqueira concedeu, igualmente, uma entrevista à TV Parlamento durante a qual reafirmou a necessidade do reforço da cooperação entre as duas casas das leis.
A delegação parlamentar angolana foi integrada pelos deputados Vigílio Tyova, Liberty Chiaka, Alcides Sakala, Carla Cavita, Norberto dos Santos e o secretário-geral da AN, Pedro Agostinho de Neri.
A comitiva trabalhou igualmente em Portugal onde se inteirou dos projectos levados a cabo pela Embaixada de Angola tendentes a melhorar a condição social da comunidade angolana aí residente.HDC