Lubango – O administrador municipal da Matala (Huíla), Manuel Machado Quilende, defendeu, nesta sexta-feira, em Lisboa (Portugal), a tese de doutoramento “A Marca-país e a Atracção de Investimento Directo Estrangeiro: O Caso de Angola”, estudo aprovado por unanimidade pelos jurados.
O trabalho do quadro angolano foi orientado pela professora-doutora Sandra de Oliveira, do Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa.
Em declarações à ANGOP, a partir de Lisboa, o agora professor-doutor Manuel Quilende, assinalou que os resultados do estudo revelam que os investidores inquiridos têm de Angola uma imagem global positiva.
Da análise efectuada, disse o académico, foi possível identificar as “marca-país” que mais influenciam a atracção de investimento directo estrangeiro em Angola estão a dimensão do turismo, da exportação e investimento, dos valores e práticas culturais, assim como do quadro regulamentar.
Sinalizou que os resultados revelam que na sua maioria os investidores escolhem investir em Angola pela procura de mercado.
O objectivo, segundo o gestor, é contribuir para a compreensão da percepção que os empresários e investidores possuem relativamente aos determinantes da “marca-país” que mais influenciam na escolha de Angola como destino de investimento.
Para atingir os objectivos do estudo e responder às questões de investigação e às hipóteses, disse o entrevistado, utilizou o método quantitativo que teve uma abordagem exploratória e descritiva.
Para o efeito, segundo a fonte, utilizou uma amostragem não probabilística por conveniência, tendo-se recolhido dados numa amostra total de 455 investidores, que responderam a um questionário desenvolvido para o estudo.
Machado Quilende fez a licenciatura em gestão e defendeu o mestrado em gestão e marketing. Já foi director do gabinete provincial integrado de desenvolvimento económico e antes de ser nomeado administrador da Matala, em Julho último, foi director nacional para economia e fomento empresarial do extinto Ministério da economia.
O município da Matala dista a 180 quilómetros a Leste do Lubango, é o segundo mais habitado da Huíla, a seguir à capital, contando com mais de 3560 mil habitantes e dos que mais atraem investimento estrangeiro nessa região. MS