Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Cimeira EUA-África prevê juntar três mil participantes em Angola

     Economia              
  • Luanda • Domingo, 27 Outubro de 2024 | 22h00
Embaixador de Angola nos EUA, Agostinho Van-Dúnem
Embaixador de Angola nos EUA, Agostinho Van-Dúnem
DR

Washington (Do enviado especial) – A 17ª Cimeira EUA-África, aprazada para Junho de 2025, em Luanda, prevê a participação de cerca de três mil pessoas, entre homens de negócios e governantes, segundo o embaixador de Angola nos Estados Unidos da América, Agostinho Van-Dúnem.

Em declarações à imprensa, domingo, o diplomata considera o evento uma oportunidade para reforçar as relações empresariais dos sectores público e privado angolano com homens de negócios norte-americanos e africanos.

Agostinho Van-Dúnem, que falava à margem das reuniões do Grupo Banco Mundial (GBM) e Fundo Monetário Internacional (FMI), avançou que a realização da cimeira em Angola é resultado do trabalho diplomático que o Governo angolano tem feito nos últimos anos, visando a captação de investidores.

Os participantes vão reflectir, essencialmente, em torno de temas relacionados com infra-estruturas, agricultura, energia eléctrica, saúde, entre outros assuntos transversais que afligem os países africanos, referiu.

Segundo o embaixador, o encontro servirá igualmente para Angola apresentar as suas potencialidades e oportunidades de negócios aos investidores africanos e norte-americanos, com realce para o Corredor do Lobito, o qual considera ser uma das potencialidades do país para desenvolver a actividade socioeconómica nacional e do continente africano.

Referiu que o trabalho diplomático tem sido feito com foco no reforço e na diversificação da relação empresarial, através da mobilização de empresários norte-americanos para investirem em outros sectores, como o turismo, agricultura e energia, além da indústria petrolífera.

Assegurou que, internamente, a preparação da cimeira já começou, prestando o maior número de informações possíveis aos empresários norte-americanos.

A anteceder a cimeira, explicou, a diplomacia angolana vai promover fóruns promocionais em alguns países africanos, com vista a reforçar a mobilização dos investidores para o fórum de 2025.

A realização desta cimeira foi divulgada recentemente por Angola, facto que despertou o interesse de empresários americanos que participaram nas reuniões do BM e FMI.

Alguns investidores ouvidos pela imprensa angolana disseram que o evento vai servir para conhecer mais a realidade do mercado nacional e firmar novas parcerias de negócios.

A realização da cimeira no país resulta do Memorando de Entendimento rubricado a 6 de Setembro último, em Washington, pelo embaixador Agostinho Van-Dúnem e a presidente da Corporate Council on Africa (CCA), Florizelle Liser, na sequência do encontro entre o Presidente da República de Angola, João Lourenço, e a presidente da CCA, em Maio deste ano, em Dallas (Texas), Estados Unidos da América.

A cimeira vai decorrer no ano em que Angola celebra os 50 anos da sua Independência Nacional, sendo reconhecida como uma das mais importantes plataformas de negócios que reúne, anualmente, Chefes de Estado africanos, ministros e altos funcionários da administração norte-americana, responsáveis de principais agências, gestores e executivos seniores de empresas.

O evento é promovido pela Corporate Council on Africa (Conselho Corporativo para África - CCA), uma associação empresarial focada, exclusivamente, em conectar interesses comerciais entre os Estados Unidos e o continente africano, em parceria com o Governo de Angola.

A última edição da Cimeira EUA-África ocorreu de 6 a 9 de Maio deste ano, na cidade de Dallas (EUA), sob o lema “EUA - Negócios em África: Parcerias para o sucesso sustentável". QCB/VC





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+