Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, visitou, este sábado, em Bujumbura, Burundi, a sede da Conferência International para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), para constatar o estado de organização técnico-administrativo, financeiro e funcional desta organização.
O chefe da diplomacia angolana visitou a sede da CIRGL na qualidade de Presidente em exercício do Comité Interministerial da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos.
Chefiada actualmente pelo embaixador angolano João Caholo, secretário Executivo da organização, a CIRGL é composta por 12 Estados-membros, Angola, Burundi, República Centro-Africana, República do Congo, República Democrática do Congo, Quénia, Uganda, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia.
Na sede da CIRGL, Téte António reuniu-se com os membros do Secretariado da organização, onde foi informado sobre a avaliação da Presidência rotativa da CIRGL, principais resultados alcançados, desafios e soluções, situação das contribuições financeiras dos Estados membros.
Na ocasião, foi também feito um informe sobre o processo de restruturação das instituições desta organização.
O Presidente em exercício do Comité Interministerial da CIRGL inteirou-se igualmente sobre o processo de vacatura do Secretariado Executivo e de outras vagas existentes da organização, com destaque para os cargos de direitor para Paz e Segurança e para o Desenvolvimento Económico e Integração Regional.
A Conferência International sobre a Região dos Grandes Lagos,actualmente com uma força de trabalho estimada em 70 funcionários, tem como objectivo a promoção da paz, segurança, estabilidade e desenvolvimento sustentável na região dos Grandes Lagos.
Visa ainda resolver conflitos, fortalecer a democracia, proteger os direitos humanos, incentivar o crescimento económico, promover a integração regional e abordar questões humanitárias e sociais, além de trabalhar para a igualdade de género e a protecção de mulheres e crianças.FMA/ART