Luena – A Empresa Provincial de Água e Saneamento (EPAS) do Moxico vai instalar, no primeiro trimestre de 2023, contadores pré-pagos na cidade do Luena, priorizando a Centralidade “Heróis de Cangamba”, para racionalizar o líquido e maximizar os lucros.
Segundo o Presidente do Conselho de Administração da Empresa Provincial de Água (EPAS) no Moxico, Eurico Jorge, em declarações à ANGOP, os primeiros beneficiários dos contadores serão os moradores da centralidade “Heróis de Cangamba”.
O responsável disse que a medida surge numa fase em que a empresa perde, em média, 30 por cento da água produzida (no total são produzidos oito milhões de litros/dia), por culpa de alguns clientes que só pagam de forma coerciva.
Apesar de não revelar a dívida que os consumidores têm com a EPAS, Eurico Jorge disse ser uma a situação que dificulta a gestão da empresa no que toca aos custos de manutenção dos equipamentos, compra de combustível, entre outros.
A EPAS distribui, todas as semanas, oito milhões de litros de água/dias, através da ETA, situada no bairro Social da Juventude, e do tanque do Tchifuchi, onde possuem sistema de armazenamento, produção e distribuição.
Actualmente sete mil e 400 ligações, das quais cinco mil 791 activas, foram feitas pelas EPAS, beneficiando mais de 200 mil consumidores.