Caxito – A governadora da província do Bengo, Maria Nelumba, orientou esta quinta-feira, as administrações municipais no sentido de inserirem nas propostas do Orçamento Geral do Estado (OGE) 2025, os planos directores , com vista a dinamizar o desenvolvimento socioeconómico na região.
Em declarações à imprensa, no final de um encontro de auscultação com as associações dos naturais e amigos da província do Bengo, a governante realçou que a inclusão dos planos directores no OGE, permitirá direccionar a ocupação de espaços destinados à agricultura, indústria, habitação, entre outros equipamentos socioeconómicos.
Por outro lado, disse que o encontro com as associações visou, também , definir prioridades para o orçamento participativo e encontrar mecanismos que visam dinamizar o contributo das empresas de exploração mineira no desenvolvimento dos municípios, no âmbito das suas responsabilidades sociais.
“Promovemos este encontro porque entendemos que a resolução questões de natureza económica, social, vandalização dos bens públicos, gravidez precoce e conservação da biodiversidade , exigem o envolvimento de todas as forças”
A escassez de água potável, energia eléctrica, escolas, postos de saúde, crédito, título de concessão de terras, segurança, transporte, dominaram o encontro que reuniu mais de 20 associações de amigos e naturais da província do Bengo. FS/PA