Lubango – Sessenta e uma toneladas de sementes serão dadas, na próxima semana, a dois mil 775 produtores, dos municípios de Caluquembe, Cacula, Humpata, Chibia e Gambos, na Huíla, pela ONG Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), para apoiar a Campanha Agrícola 2024-2025.
Do lote consta dez toneladas 675 kg de semente milho, 12,125 kg de massango, 12,125 de massambala, 8,700 de feijão comum, 11,500 de feijão frade e 63 kg de hortaliças.
Aos agricultores serão ainda entregues 252 kg de batata, 128 metros cúbicos de estacas de mandioca , 74 metros cúbicos de propago de batata-doce, duas mil 829 mudas de fruteiras e duas mil 584 mudas de silvícolas, assim como quatro motobombas e 12 unidades de mangueira para a regra, segundo a assistente de projectos da ADRA, Anastácia Tchilete.
Em declarações à ANGOP, hoje, sexta-feira, a oficial da ONG realçou que neste momento está-se a concluir a fase de aquisição de insumos, que serão distribuídos ao longo da segunda quinzena deste mês aos beneficiários que já têm preparada uma área de três mil 493 hectares.
Salientou que acção enquadra-se em cinco projectos, nomeadamente, o Elavoco II, que visa o reforço das capacidades de resiliência e acesso à água para as comunidades, mitigação dos efeitos das alterações climáticas, segurança alimentar e assistencial, financiado pela organização Pão Para o Mundo (PPM), em execução na Cacula e Chibia.
O outro é o Ehole, voltado ao reforço da resiliência de produtores agro-pecuários e a organização social dos criadores de gado nos municípios Chibia, Humpata e Gambos, financiado pelo Instituto Camões, FRESAN e NCA.
O terceiro é o Epongoloko que trabalha no reforço das comunidades face aos problemas derivados das mudanças climáticas e das relações desequilibradas de género em Caluquembe e financiado pela PPM.
Já o EKUYEVISA vela pelo o reforço da capacidade de resiliência e acesso a água nas comunidades rurais da Humpata e Gambos, conta com o financiamento da FORUM SIVY- Solidariedade Prática e projecto de Inclusão Produtiva ligado a de assistência técnica agro-pecuária, aumento do nível de organização internas das associações e cooperativas, na Cacula, financiado pelo Instituto de Desenvolvimento Local (FAS).
A ADRA é uma organização não-governamental angolana, criada em 1990, está vocacionada a promover o desenvolvimento democrático e sustentável, social, económico e ambiental do país. BP/MS