Luanda – A Selecção Nacional de artes marciais mistas (MMA) disputa, esta sexta-feira, as meias-finais do Campeonato do Mundo amador com sete atletas, em prova que termina domingo, na Arena Humo, em Tashkent (Uzbequistão).
Trata-se dos combates entre Nkunga Vakanda-Baraka Tullo Asadullah (Tajiquistão), na categoria de 56 kg, e Milfa Kuenda Nicolau-Ali Musa Kulov (Cazaquistão), nos 88 kg.
Maria Liberal enfrentará Kiara Fegen (África do Sul), na categoria de 70.3 kg, Linara Costa e Ana Fernanda, ambas atletas angolanas, lutam na categoria de 79.4 kg.
Jeorgina Ludmila competirá com Mulder Ashirbekova (Cazaquistão) e Esperança Pereira enfrentará a francesa Oceane Samson, nos 56.7 kg.
Na disputa dos quartos-de-final, na quinta-feira, em masculinos, os angolanos Nkunga Vakanda, da categoria 56 kgs, apuraram-se para as meias-finais ao derrotarem, respectivamente, Giovanni Rivadeneyra (México) e Milfa Nicolau, nos 88 kgs, não deu chances ao Ali Musa Kulov (Cazaquistão).
Já no outro combate dos “quartos”, na classe feminina, Esperança Pereira derrotou a norueguesa, Marie Paulsen, na categoria de 56,7 kg.
Por força da pontuação, Angola beneficiou do apuramento directo às meias-finais por Maria Liberal (70.3 kg), Jeorgina Ludmila, Linara Costa e Ana Fernanda (79.4 kg).
O regulamento da Federação Internacional de Artes Marciais Mistas (IMMAF-sigla em inglês) estipula que os atletas bem classificados em competições anteriores tenham uma posição avançada no campeonato seguinte.
São os casos das angolanas Maria Kitoko (74 kg) e Clarence Francisco (79 kg), já estão apuradas para a final da categoria de juniores, esperando pelas adversárias de acordo com o emparceiramento.
Para os combates das meias-finais, esta sexta-feira, o angolan Nkunga Vakanda enfrentará Baraka Tullo Asadullah (Tajiquistão), na categoria de 56 kg, e Milfa Kuenda Nicolau lutará contra Ali Musa Kulov (Cazaquistão), nos 88 kg.
Maria Liberal enfrentará Kiara Fegen (África do Sul), na categoria de 70.3 kg, Linara Costa e Ana Fernanda, ambas atletas angolanas, disputarão na categoria de 79.4 kg.
Jeorgina Ludmila competirá com Mulder Ashirbekova (Cazaquistão) e Esperança Pereira enfrentará a francesa Oceane Samson, nos 56.7 kg.
Angola participa pela terceira vez nesta prova mundial, em 2022 e 2023, esta última na Albânia. BSV/MC