Luanda – Uma formação profissional de língua inglesa, denominada “English Works”, decorre desde hoje, terça-feira, em Luanda, numa parceria entre o Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFOP) e da Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Angola.
A representação diplomática apoia a formação com 50 mil dólares americanos, 30 mil dos quais já disponibilizados.
A informação foi prestada pelo director-geral do INEFOP, Manuel Mbangui, durante a cerimónia de lançamento do programa que, numa primeira fase, vai beneficiar 50 formandos de Luanda e igual número da província de Benguela.
Segundo o responsável, o objectivo é garantir a formação técnica da língua inglesa aos jovens que terminam cursos profissionais, e não só, permitindo-os desempenhar a sua actividade laboral com mais uma ferramenta de diferenciação e competitividade no mercado do trabalho.
Informou que o INEFOP conta com o apoio de quatro peritos da Embaixada americana, com a formação de formadores, que vão dar seguimento ao processo, além da colaboração da Associação Nacional de Professores de Língua Inglesa, que tem seis quadros disponíveis para o programa.
Referiu que o instituto vai promover o desporto e outros aspectos culturais, para enraizar a cultura da língua em cada um dos participantes.
Frisou que o INEFOP, no âmbito da expansão do fomento ao empreendedorismo, pretende aproveitar os jovens para formação de formadores.
Com isso, pretende-se que os jovens criem nas suas comunidades centros de aprendizagem da língua inglesa, concluiu o responsável. CPM/OHA