Luena - Duas novas infraestruturas sociais foram, esta segunda-feira, inaugurada, na vila de Cazombo, município do Alto Zambeze, no quadro das festividades do Dia da Independência Nacional, que hoje se assinala.
Naquela vila municipal, que dista a 519 quilómetros da sede da província do Moxico foi inaugurada uma escola primária de cinco salas, com capacidade para albergar 350 alunos, em dois períodos, uma oferta da Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas.
A infraestruturas foi inaugurada pelo administrador municipal do Alto-Zambeze, Henrique Cholimba Mateus, testemunhado pelo governador Provincial , Ernesto Muangala.
Na ocasião, o chefe de Departamento de Ensino do Gabinete Provincial da Educação no Moxico, Hermenegildo Simão, destacou a unidade de ensino como uma mais valia que poderá contribuir para a inserção de mais crianças no sistema de ensino e aprendizagem, numa província com mais de 90 mil petizes sem oportunidade de estudar, por falta de salas de aulas.
Além da escola, a vila de Cazombo ganhou uma residência com 10 suítes para acomodar quadros da Administração local em comissão de serviço.
Trata-se da quinta infraestrutura inaugurada no âmbito do Plano Integrado e Intervenção aos Municípios (PIIM), depois seis pequenos sistemas de água, escola T7, 150 postos de iluminação fotovoltaico, pinturas e faixadas no palácio local.
Dos 11 projectos, do PIIM, três estão em execução sendo uma escola T7, centro de saúde, ambos na comuna do Lumbala-Caquengue, e o jardim municipal, enquanto duas obras nunca tiveram o seu arranque por insuficiência orçamental.
Ao total, no PIIM, já foram desembolsados 927 milhões e 295 mil dos um mil milhão de KZ do valor global.
A inauguração da infraestrutura coube ao governador provincial, Ernesto Muangala.
O município de Alto-Zambeze é um dos nove que compõem a província do Moxico, e dista a 553 quilómetros a sudoeste da capital provincial, Luena. LTY/TC/YD