Viana - A piscina da Casa da Juventude de Viana foi reinaugurada nesta quarta-feira, depois de cinco anos inoperante, numa iniciativa da Fundação BAI, em parceria com o Ministério da Juventude e Desporto (MINJUD).
O descerrar da placa coube a directora nacional de infra-estruturas do MINJUD, Elizabeth Cahilo e a administradora da fundação BAI, Tchissola Mosquito,
Na ocasião, ambas também fizeram a entrega da quadra polidesportiva completamente restaurada.
A piscina, com 16 metros de comprimento, 12 de largura, um metro e 20 na parte rasa e um metro e 60 na zona profunda, foi restaurada fruto da promessa feita há três meses pelo ministro do sector, Rui Falcão, no âmbito da visita a infra-estruturas juvenis e desportivas de Viana.
O espaço beneficiou de requalificação geral. O revestimento com lona de antes foi substituído por pastilhas, além da colocação de pistas, balneários, iluminação interna e externa e um tanque com capacidade de 200 metros cúbicos de água.
A infra-estrutura não tem dimensões para competições oficiais e servirá apenas para a massificação.
Na ocasião, a directora nacional de infra-estruturas do MINJUD, Elizabeth Cahilo, disse que a reabilitação é resultado de um processo de iniciativa do ministro Rui Falcão, de estimular o sector empresarial privado a desenvolver acções de requalificação de estruturas desportivas.
Para isso, referiu, só é possível através da oferta de serviços e equipamentos que permitam a prática e utilização segura, bem como um ambiente de dignidade humana.
“Para materializar os seus programas o MINJUD precisará do empenho de todos os parceiros para juntos executar projectos como o que estamos a constatar”, disse.
Por seu turno a administradora da Fundação BAI, Tchissola Mosquito, disse ser um projecto que orgulha a instituição que se assenta em quatro pilares; educação, saúde, cultura e desporto, garantindo a formação técnica do pessoal que vai gerir as infra-estruturas.
Já o director da Juventude e Desporto de Viana, Dialmo Dende referiu que a piscina e a quadra vão ajudar a massificação da natação e outras modalidades possíveis, apelando à sua preservação porque é um bem nacional.
A Casa da Juventude de Viana é a primeira do país inaugurada a 26 de Agosto de 2006 pelo antigo presidente José Eduardo dos Santos.
Trata-se de um recinto onde os jovens, além de frequentarem acções formativas, recebem aconselhamento sobre doenças sexualmente transmissíveis e os perigos do uso de drogas e do consumo exagerado de bebidas alcoólicas. HDC/MC