Namacunde – Três mil e 675 litros de combustível destinados à venda na Namíbia foram apreendidos pela Polícia Nacional, este sábado, na localidade fronteiriça de Santa Clara, município de Namacunde, província do Cunene.
Dentre o combustível, apreendido no interior de residências do bairro Édipo, constam três mil 350 litros de gasolina e 325 de gasóleo, acondicionado em 147 recipientes de 25 litros cada.
A informação foi prestada à ANGOP pelo chefe em exercício do departamento de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional no Cunene, inspector Samuel Casaco, referindo a deteção quatro indivíduos com idades compreendidas entre 18 e 42 anos.
“O combustível é adquirido nos postos de abastecimento da Pumangol e Sonangol, em Ondjiva e Santa Clara (Cunene), para ser comercializado no território namibiano, onde o preço é mais elevado em relação à Angola”, salientou.
Samuel Casaco assegurou o contínuo reforço dos mecanismos de combate a estas práticas ao longo da fronteira, visando impedir a saída do produto do país, por ser um fenómeno com repercussões negativas para a economia nacional.
No período de Março a Abril do corrente ano, 22 mil e 548 litros de combustíveis (gasolina e gasóleo) que tinha como destino a Namíbia foram apreendidos na fronteira de Santa Clara.
Dados da Polícia Nacional indicam que desde 2023 foram apreendidas mais de 40 viaturas nacionais e namibianas com depósitos adaptados, envolvidas no contrabando de combustível.
A província do Cunene partilha 460 quilómetros de fronteira com a Namíbia, sendo 340 terrestre e 120 fluvial.PEM/LHE/VIC