Luanda - A Administração Municipal de Viana, em Luanda, juntou nesta quarta-feira os seus parceiros, com o objectivo de avaliar a ordem e a tranquilidade públicas na circunscrição.
A vandalização de bens públicos, garimpo de água, invasão de terrenos, comércio desorganizado e pagamentos de emolumentos foram os assuntos debatidos no encontro que teve a duração de aproximadamente seis horas.
Participaram na reunião, orientada pelo administrador municipal de Viana, Manuel Pimentel, responsáveis afectos aos órgãos de defesa e segurança, assim como Magistrados do Ministério Público instalados no município satélite da província de Luanda.
Em declarações á imprensa, o administrador Manuel Pimentel considerou produtivo o debate que abordou questões importantes sobre a situação vigente na região.
Para se pôr cobro dos crimes que acontecem localmente, o gestor iinformou que foi criado um grupo multissectorial integrado por todos parceiros que deverão reunir-se periodicamente para avaliar o cumprimento das orientações a serem baixadas.
Por sua vez, o Comandante Municipal da Polícia Nacional em Viana, Gabriel Capusso disse que estão a ser criados mecanismos de parceria com empresas de segurança privada no controlo dos bens públicos.
Enquanto isso, a procuradora de instrução junto do Comando de Viana/Norte, Teresa Ngueve, considerou o encontro proveitoso em função da união que surgiu entre as entidades da justiça e a administração municipal.
A magistrada explicou que existem crimes que precisam de uma investigação mais profunda, realçando que em função da sua demora o cidadão acaba por se sentir triste.
Explicou que os actos ilícitos menos gravosos como, o vandalismo dos bens públicos, usurpação de terrenos entre outros, são remetidos imediatamente ao tribunal para o julgamento sumário.
Este é o segundo encontro realizado, que visou analisar a vida interna do município com o objectivo de garantir a ordem e a tranquilidade públicas, velando para os aspectos cívico-morais para uma boa convivência entre as pessoas.
Recorde-se que a vandalização de bens públicos na capital do país, tem preocupado o Governo da Província de Luanda, que periodicamente realiza visitas de inspecção em equipamentos montados em diferentes pontos, como postes e caixas de iluminação e condutas de água potável.
O município de Viana integra os distritos urbano do Zango, Vila Flor, Baia, Kikuxi, Vila Sede, Estalagem e a comuna de Calumbo.