Cuchi - Uma escola do I ciclo, com capacidade para albergar 505 alunos, em dois períodos, foi inaugurada, esta segunda-feira, na sede comunal do Vissati, município do Cuchi, província do Cuando Cubango.
Construída de raiz, numa área de 1.200 metros quadrados, no âmbito do Plano de Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), a escola, devidamente apetrechada, possui gabinetes do director, director adjunto e salas de professores e balneários, tendo orçado em 345 milhões 625 mil 606 kwanzas e 23 cêntimos.
Com a escola inaugurada, feita pelo governador do Cuando Cubango, José Martins, a comuna do Vissati, que dista a mais de 180 quilómetros de Menongue, capital provincial, conta agora com 17 salas de aula, assegurados por 23 professores, distribuídos da iniciação a 9ª classe.
No geral, o município do Cuchi conta assim com 128 salas de aula, onde estudam 24 mil 886 alunos, do ensino primário até ao II ciclo.
O administrador do Cuchi, Severino Sawanda, na sua intervenção, sublinhou que a infra-estrutura escolar no Vissati, com 5.890 habitantes, permitirá inclui cerca de mil crianças que se encontram fora do sistema de ensino.
O governador do Cuando Cubango sublinhou que a unidade veio responder às necessidades de ensino no Vissati, uma vez que os professores destacados na vila têm condições dignas de acomodação.
O Cuando Cubango passa agora a contar com 197 escolas, correspondendo a mil e 781 salas de aula.
Distribuição de lotes à juventude
No âmbito do 11 de Novembro, o governador José Martins procedeu, na sede do município do Cuchi, à entrega de 96 lotes a 120 jovens, numa área de 5.5 hectares.
Severino Sawanda referiu que a entrega de lotes de terra para construção dirigida visa assegurar a urbanização da vila, uma acção que terá sequência, fazendo que a juventude consiga ter uma casa própria.
De acordo com o gestor do Cuchi, na segunda fase de distribuição serão abrangidos 787 beneficiários, com atenção para a camada jovem.
Na ocasião, o governador José Martins reconheceu não haver capacidade suficiente para que o Estado possa, a todo o momento, construir casas para distribuição às populações, daí a distribuição de lotes para responder à auto-construção dirigida e permitir a urbanização da vila do Cuchi.
Fomento à actividade agrícola
Para o aumento da produção, o administrador Severino Sawanda disse que se está a trabalhar para a sustentabilidade alimentar do Cuchi, através do cultivo de terras aráveis, entrega de sementes diversas, no sentido de triplicar a quantidade de produtos que se tem registado.
As famílias camponesas receberam sementes de milho, massango e massambala, moto bombas, charruas, catanas e fertilizantes.
José Martins defende ampla mobilização para os festejos dos 50 anos da Dipanda
O governador do Cuando Cubango defendeu, no Cuchi, maior mobilização, união e espírito reconciliador, nas comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, a serem assinalados a 11 de Novembro de 2025.
Recordou que o país está a preparar-se para esta grande festa, com várias realizações, pelo que o Executivo convoca todos os angolanos para estarem unidos para esta causa nacional, independentemente da filiação político - partidária.
Na ocasião, o governante deu lugar ao início da distribuição de Bilhetes de Identidade (B.I) à população do Vissati, num total de mais de 300 para o Cuchi, mas que o processo vai abranger todo o território dessa província, até ao fim deste mês de Novembro. ALK/FF/PLB