Luanda - A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, participou neste sábado, em Luanda, numa caminhada contra o cancro da mama, próstata e do colo do útero, promovida pelo Banco Nacional de Angola (BNA).
A marcha, que contou com a participação de cerca de duas mil pessoas, teve por finalidade alertar a população e disseminar informações acerca da prevenção e tratamento do cancro da mama, da próstata e do útero.
O evento, realizado em parceria com a Comissão de Mercado de Capitais (CMC), a Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguro (ARCEG) e de diversas instituições bancarias, aconteceu em simultâneo nas províncias do Moxico, Malanje, Cuando Cubango, Benguela, Cabinda, Huíla, Huambo e Uíge.
No final da caminhada, a Primeira-Dama da República procedeu a entrega de bens de primeira necessidade e medicamentos ao Centro Nacional de Oncologia.
Na ocasião a vice-governadora do BNA, Maria de Fontes Pereira, disse que a caminhada reflete o compromisso dos trabalhadores do sector financeiro na luta contra o cancro da mama, próstata e colo do útero.
"Queremos ser solidários com essa causa e ajudar na consciencializar com a realização de actividades nos meses Outubro "Rosa" e Novembro "Azul", de luta contra o cancro da mama e da próstata, respectivamente", salientou.
Referiu ainda que a caminhada visou, igualmente, prestar uma homenagem às enfermeiras que marcaram a consciencialização sobre a importância da prevenção de diagnóstico das referidas doenças.
"Anualmente nos meses de Outubro e Novembro são realizadas caminhadas com o intuito de despertar a sociedade sobre os factores de risco do cancro da mama, do colo do útero e da próstata, suas consequências, tratamento e as formas de prevenção", disse.
Conforme a vice-governadora do BNA, campanhas do género constituem uma oportunidade para abordagem e partilha de informações sobre os desafios enfrentados por pacientes e suas famílias.
A caminhada, segunda promovida pela organização, decorreu sob o lema "Sector financeiro a cor muda, a luta não".
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização, criada na década de 1990. Tem como objectivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama, visa a celebração do 30 de Outubro, Dia Mundial de Luta contra o Cancro da Mama
Já no Novembro Azul são realizadas campanhas por diversas entidades dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do cancro de próstata.JAM/ASS