Mbanza Kongo – Pelo menos dez árbitros de caris internacional poderão ser formados pelo candidato a presidente da Federação Angolana de Lutas (FAL), António Vemba, caso vença as eleições aprazadas para o dia 23 de Dezembro deste ano.
O candidato fez essa promessa no sábado, em Mbanza Kongo, província do Zaire, durante a apresentação do seu manifesto eleitoral para o quadriénio 2024/28, tendo sublinhado que para a materialização deste desiderato vai contar com o apoio de um centro de formação profissional de árbitros de alto rendimento da França.
Pretende ainda formar cinco treinadores do nível quatro para a United World Wrestling (UWW), o aumento de até mil atletas federados por ano, assim como a criação de centros de alto rendimento internacional, nacional e regional.
António Vemba propõe-se, igualmente, elevar a participação das mulheres em campeonatos e torneios internacionais, bem como qualificá-las nos três estilos olímpicos aos jogos de Los Angeles, Estados Unidos da América (EUA).
Informou que, actualmente, a Federação Angolana de Lutas está implantada em apenas 14 províncias do país, um quadro que pretende inverter nos próximos quatro anos de mandato.
De 60 anos de idade, o candidato que já dirigiu a FAL de 2012 a 2016, explicou que estão associados ao órgão reitor de lutas oito estilos de lutas marciais, nomeadamente greco-romano, luta livre olímpica, luta feminina, grappling, luta de praia, sumol, sambo e luta livre profissional. DA/JL