Viana - Diversos meios tecnológicos foram entregues, neste domingo, à Academia Kandengues Cientístas, para apoiar na formação das crianças e jovens no mundo das tecnologias.
Constam dos meios, circuitos integrados básicos, ferro de soldar e bibliografia sobre inteligência artificia, numa iniciativa do governador da província do Uíge, José Carvalho da Rocha.
Na ocasião, o governante mostrou o interesse de se criar uma academia do género na província do Uíge, garantindo que continuará a apoiar iniciativas como esta, aproveitando a boa vontade de jovens que desenvolvam acções do ramo da ciência e tecnologia.
Também serve de incentivo e despertar o génio criativo das crianças, adolescentes e jovens angolanos na formação tecnológica.
Por seu turno, o mentor do projecto, Pedro Paris, disse que o mesmo iniciou em 2018 com a ideia de desenvolver pequenos laboratórios ao nível das comunidades, devido a falta de componentes prática no sistema de ensino no país.
Apontou determinadas áreas em que crianças e jovens da academia desenvolvem trabalhos, com realce para a da educação espacial, para a descoberta de outros planetas, usando as tecnologias.
Igualmente, são desenvolvidos trabalhos de energia renováveis, um projecto de obtenção de energia a partir da água salgada, construção de foguetes controlados de forma remota, e a criação de uma cozinha virtual que permite através do telemóvel controlar o fogão na área electrónica.
Referiu que está a desenvolver um projecto de implementação de laboratórios nas escolas, levando a componente prática nas áreas da Matemática, Física e Química em que muitos alunos apresentam dificuldades.
Explicou que na academia estão matriculados 60 crianças e jovens efectivos dos cinco aos 30 anos e mais de cem alunos externos do município de Viana que desenvolvem diversos trabalhos tecnológicos.
Pedro Paris é técnico médio de Telecomunicações e Electrónica e sua missão é preparar crianças e jovens no ramo da ciência e tecnologia para o nível médio técnico profissional. HDC/SEC