Menongue - Trinta e seis pessoas morreram na província do Cuando Cubango, Janeiro a Novembro do ano em curso, mais um em relação ao mesmo período anterior.
Os dados foram divulgados em Menongue, pelo chefe de Departamento Provincial de Trânsito e Segurança Rodoviária, superintendente - chefe Felício Pascoal Gaspar, no âmbito do Dia Mundial em Memórias às Vítimas da Estrada, que hoje, domingo, se assinala.
No total foram registados 189 acidentes, que provocaram ainda 323 feridos, mais 40.
Os acidentes ocorreram na sede municipal de Menongue, Cuito Cuanavale e Cuchi e nas estradas 140, concretamente Cuando Cubango/Bié, Menongue/Caiundo e 280, Cuando Cubango/Huíla e Menongue/Cuchi.
Apontou como principais causas o excesso de velocidade, falta de precaução, mau estado técnico dos meios, sonolência no exercício da condução, condução sob efeito do álcool entre outras.
Por seu turno, o vice-governador para os serviços técnicos e infra-estruturas do Cuando Cubango, João Bonifácio Cassanga, anunciou que, dentro de alguns dias, serão colocados semáforos nas principais artérias da cidade de Menongue, um acto que permitirá a continuação no ordenamento do trânsito, bem como minimizar os impactos negativos durante o uso das estradas.
Por fim, João Bonefacio Cassanga entende que a melhoria da segurança dos veículos e da rede rodoviária nacional permitirá que o número de acidentes, assim como a sua gravidade, diminua significativamente. ALK/FF/PLB