Luanda - O Ministério da Saúde (Minsa) realiza, de 13 a 15 deste mês, em Luanda, o seu 32º Conselho Consultivo, com foco no fortalecimento das acções de monitorização de políticas públicas e de formação, com vista à assegurar o conhecimento integral do sistema nacional para a promoção do bem-estar da população.
Sob o lema “Investir no capital humano para prestar cuidados de saúde humanizados e de qualidade”, durante o evento os participantes vão abordar temas relacionados com os instrumentos de orientação sanitária do país e o planeamento estratégico do Executivo para o sector da Saúde.
Em declarações à ANGOP, o porta-voz do evento, Pedro Duarte, informou que, durante o certame, a ser orientado pela ministra Sílvia Lutucuta, será também apresentado o plano de formação de quadros como orientação estratégica para o reforço e autonomia dos recursos humanos.
De igual modo, serão analisados a proposta de Lei de Base do Sistema Nacional de Saúde e o Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário (PNDS 2022-2025).
“A saúde é um direito humano constitucionalmente garantido, por isso pretendemos durante o Conselho Consultivo melhorar a proposta de Lei de Base do Sistema Nacional, que poderá contar com o actual enquadramento jurídico institucional de saúde em Angola”, acrescentou.
O conclave vai contar com a participação de governadores provinciais, secretários de Estado e profissionais dos distintos órgãos do Ministério da Saúde, parceiros internacionais, entre outros convidados.EVC/MCN