Menongue - Cerca de 300 especialistas de saúde das províncias do Cuando Cubango, anfitriã, Luanda, Moxico, Bié, Huambo, Bié, Huíla e Benguela, participam, desde hoje, sábado, na cidade de Menongue, na 1ª Jornada científica da maternidade provincial.
Sob lema “Maternidade segura, futuro Garantido”, o certame terá a duração de três dias e vai debater temas como desafios e perspectivas do Ministério da Saúde para a melhoria na assistência materna e síndrome de Hellp e outras hemorragias.
Consta dos temas o papel do psicólogo clínico no contexto hospitalar, banco de leite humano, emoções e os traumas intra-uterino, riscos ergonómicos nos profissionais, determinantes sociais de saúde, gravidez ectópica abdominal, parto na comunidade, realidade e desafios.
Saúde comunitária como pilar estratégico para melhoria da saúde materno e infantil, importância do ultra sonografia em urgências e emergências obstétricas, transtornos hipertensivos da gravidez e intervenção fisioterapêutico na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com acidentes vasculares cerebral em uma emergência hipertensiva são outros assuntor a abordar.
Na sua intervenção, o director provincial da saúde, João Chihinga, defendeu a necessidade dos técnicos da saúde, em todos os níveis, primarem pela formação contínua, absorvendo e aplicando conhecimentos em todas as áreas da vida humana, no esforço físico ou mental.
Considerou que a 1ª Jornada científica vai servir para agregar valor e munir os profissionais de ferramentas técnicas que serão úteis nas mais variadas áreas de saúde, bem como promover a realização de partos seguros. ALK/FF/PLB