Talatona- Mais de 500 pacientes foram assistidos, durante as primeiras horas, da realização da Feira de Saúde, aberta nesta quarta-feira, em Luanda, no âmbito da semana Nacional da Humanização em Saúde, que decorre de 24 a 27 de julho.
O certame, uma promoção do Ministério da Saúde, está a ser realizado sobre o lema, Humanização: Cuidar com Empatia, Respeito e Dignidade, no município de Talatona, e tem à disposição do público serviços nas áreas de pediatria, oftalmologia, otorrinolaringologia, dermatologia, medicina ocupacional e outros.
Em declarações à ANGOP, a directora do Gabinete de Humanização do Ministério da Saúde, Djamila Príncipe, referiu que o objectivo é levar o atendimento mais próximo do cidadão, oferecendo especialidades que não fazem parte das assistências nos centros de saúde dos municípios.
Disse que a aderência registada, é fruto de um trabalho de mobilização realizado pelos agentes comunitários do município de Talatona e com ele espera ,durante os dois dias, atender mais de duas mil e 500 pessoas.
“ Os medicamentos são distribuídos gratuitamente, pelas direcções municipais de saúde, expositores que também estão a doar medicamentos, de acordo com as consultas efectuadas”, referiu.
Quanto a humanização nos serviços hospitalares, informou ser ainda um embrião, a nível do atendimento, mas que em relação as infra-estruturas já se pode dizer que é boa, fruto do investimento do executivo na área da saúde.
Neste quadro, informou que há um plano de formação de profissionais financiado pelo Banco Mundial, também no âmbito do reforço da humanização dos serviços hospitalares.
A feira está composta por mais de 55 tendas, entre empresas, Institutos médios e superiores, hospitais e fornecedores do ministério da Saúde. MAG