Dundo- Cento e nove (109) pedras de diamantes de diversos quilates, foram apreendidas nos municípios de Chitato, Cambulo, Lóvua, Xá Muteba e Lucapa, próvincia da Lunda-Norte.
A informação foi prestada esta sexta-feira, pelo porta-voz da Polícia Nacional na Lunda-Norte, Domingos Muanafumo, sublinhando que os diamantes foram apreendidos durante uma micro-operação que visou o combate ao garimpo do mineral estratégico.
Sublinhou que a operação que envolveu agentes da Polícia Nacional e do Serviço de Investigação Criminal (SIC), permitiu igualmente a apreensão de vários meios utilizados para o garimpo de diamantes.
Fez saber que os garimpeiros colocaram-se em fuga tão logo aperceberam-se da presença das forças.
Acrescentou que na mesma operação foram também apreendidos 172 quilogramas de droga (liamba),
Informou que os diamantes serão entregues à Comissão de Arrolamento da Operação Transparente, em Malanje.
Por outro lado, fez saber que foram igualmente frustradas 85 violações de fronteira, que resultou na detenção de 197 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), que tencionavam se instalar em zonas de exploração de diamantes.
Após os procedimentos administrativos, prosseguiu, os imigrantes foram repatriados ao país de origem, através dos postos fronteiriços do Chitato, Cuango, Cambulo, Caungula e Lóvua.
A operação em curso desde o princípio deste ano, visa o combate à imigração ilegal, contrabando de combustivel, exploração ilegal de diamantes, trafico de seres humanos e de órgãos. JVL/HD