Malanje- Um protocolo de cooperação entre o Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) e a Associação Provincial de Xadrez (APX), foi assinado hoje, nesta cidade, visando a massificação da modalidade nas comunidades e contribuir no desenvolvimento do desporto na província.
A iniciativa enquadra-se no âmbito do Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza do FAS, que engloba a promoção da cultura, desporto, turismo, artesanato e lazer nas comunidades, que numa primeira fase abrange apenas os municípios de Kiwaba Nzoji e Calandula.
O acordo atribui ao FAS a responsabilidade de distribuir material desportivo e criar todas as condições para implementação do xadrez nas escolas dessas duas localidades, com vista a ocupar o tempo livre dos jovens e inseri-los num ambiente desportivo salutar.
A ser tutelado pelo Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, o projecto prevê a entrega de tabuleiros de jogos, relógios profissionais e software de xadrez para os alunos, sob fiscalização das Administrações Municipais e execução da Associação Provincial de Xadrez, que terá ainda a missão de formar professores da modalidade.
No acto das assinaturas do protocolo, o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Veloso Dala reconheceu a importância do acordo, na medida em que é necessária a participação do sector privado e de outros organismos na promoção do desporto.
Apontou os escalões de formação nas escolas e nas comunidades, como desafios do Governo de Malanje, daí que o FAS vem a tempo oportuno contribuir nessa vertente, pois é desse projecto que poderão sair jogadores federados.
O director do FAS em Malanje, Gomes Golambole disse que a par do Projecto de Transferências Sociais Monetárias “KWENDA”, a organização tem a componente desportiva que cinge na identificação de crianças dos oito aos 15 anos, para beneficiarem gratuitamente do projecto.
Acrescentou que os benefícios são exclusivos aos alunos que residem nos municípios de abrangência do KWENDA, inicialmente com uma turma de 30 alunos cada, que beneficiarão de uma formação intensiva de aprendizagem de xadrez.
Por sua vez, o presidente de Direcção da APX, João Silva realçou que a iniciativa vem reforçar o programa de acção da agremiação de massificação do xadrez nos municípios.
Fez saber que Malanje conta com cinco núcleos e seis clubes de xadrez, pelo que, urge trabalhar para o aumento do número e fazer com mais crianças, jovens e adultos pratiquem a modalidade.
O protocolo terá vigência de um ano renovável para igual período e já foi rubricado com a Associação Provincial de Xadrez na província do Cuanza Sul. NC/PBC