Saurimo – Dois mil milhões e 930 milhões de kwanzas é o valor disponibilizado pelo Estado angolano para as obras de estancamento de uma ravina no bairro Txicumina, município de Saurimo, província da Lunda-Norte.
As obras adjudicadas hoje, sexta-feira, a construtora 7 Cunhas, serão executadas em oito meses.
A ravina com uma extensão de mil e 160 metros de comprimento, 450 de profundidade, ameaça destruir residências e afectar a Estrada Nacional 180, que liga as cidade de Saurimo e Dundo (Lunda-Norte).
A empreitada gerou 125 empregos aos jovens da circunscrição.
Na ocasião, o ministro das Obras Públicas, Carlos Alberto, apelou aos empreiteiros no sentido de cumprirem com os prazos contratuais, tem em conta o perigo que a ravina apresenta à população e às infraestrutura de impacto social.
Sobre as duas ravinas do bairro Candembe, o governante garantiu que o ministério está a trabalhar no sentido de serem intervencionada em 2025.
Informou que a Lunda-Sul tem catalogadas 68 ravinas, e faseadamente serão intervencionadas, em função da mobilização de recursos financeiros.
Por seu turno, o governador da Lunda-Sul, Daniel Neto, disse que a contenção de ravinas consta das prioridades do Governo por constituir um perigo, sobretudo para as estradas nacionais 180 e 230.
O ministro das Obras Públicas está na cidade de Saurimo desde as primeiras horas de hoje, para fiscalizar alguns projectos do seu sector. JW/HD