Mbanza Kongo – O vice-governador do Zaire para o sector Político, Social e Económico, Afonso Nzolameso, defendeu, esta sexta-feira, em Mbanza Kongo, a conjugação de esforços para travar a onda de vandalização dos bens públicos na província.
De acordo com o governante, que falava na abertura de uma palestra sobre “Os caminhos para o alcance da independência de Angola”, inserida nas celebrações do 49º aniversário da Independência Nacional, muitos projectos estruturantes que a província tem vindo a beneficiar nos últimos anos são alvos de acções de vandalização por indivíduos de má-fé.
Para inverter essa tendência e conter a acção dos malfeitores, o vice-governador solicitou o apoio de todas forças vivas da região, com realce para os órgãos de justiça, de defesa e segurança para que, nos marcos da lei, despoletem os mecanismos adequados para impedir a onda de destruição do bem comum.
Apelou, igualmente, às escolas, igrejas, autoridades tradicionais, famílias e organizações juvenis para reforçarem as acções de sensibilização da população, em geral, e dos jovens, de forma particular, para a mudança de comportamento no que a conservação dos bens públicos diz respeito.
Afirmou que conquistada a Independência Nacional em 11 de Novembro de 1975 e a Paz definitiva a 4 de Abril de 2002, os desafios actuais do Executivo angolano passam pela construção e reconstrução de mais infra-estrturas para, de forma paulatina, melhorar a vida da população.
Na sua prelecção, o chefe de secção da educação patriótica da 71ª Brigada de Infantaria Motorizada da Região Militar Norte das Forças Armadas Angolanas (FAA), major Bernardo José, pediu para se continuar a preservar a Independência Nacional e a Paz duramente alcançadas pelos angolanos.
Participaram da palestra, membros do Governo Provincial, entidades religiosas e tradicionais, estudantes, representantes dos órgãos de defesa e segurança, entre outros convidados. DA/JL