Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Cabinda inaugura voos de passageiro no novo aeroporto internacional  

     Economia              
  • Luanda • Sexta, 08 Novembro de 2024 | 19h45
Airbus A220 da TAAG (Arquivo)
Airbus A220 da TAAG (Arquivo)
Nelson Malamba - ANGOP

Luanda - Quatro frequências da TAAG - Linhas Aéreas de Angola - da rota Luanda/Cabinda e vice-versa marcam, este domingo (10), o início de voos de passageiros a partir do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN), um ano após a sua inauguração.

Actualmente, a infra-estrutura, inaugurada a 10 de Novembro de 2023, recebe voos de carga, tendo capacidade para transportar 130 mil toneladas de mercadoria por ano.

À semelhança do acto inaugural, o arranque de voos comerciais acontece igualmente na véspera da celebração de mais um aniversário da independência nacional, desta o 49º.

O primeiro voo de passageiro, a partir do AIAAN, tem saída prevista para as 8:00, com chegada às 9:10 à província mais ao norte do país, tendo a companhia de bandeira nacional reservado também viagens para os períodos da tarde e noite, o que permitirá activar de forma permanente as diferentes equipas e sistemas operacionais do novo aeroporto.

Os voos serão operados por uma aeronave modelo Dash 8-Q400, com capacidade para mais de 70 passageiros, no arranque do processo de transferência gradual das operações comerciais do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro para a nova infra-estrutura aeroportuária, localizada no município de Icolo e Bengo, na capital do país.

A TAAG vai incorporar, durante o mês de Dezembro, as rotas da região Leste (Dundo, Saurimo e Luena) e do Soyo na programação de voos a partir do AIAAN e, de forma progressiva, no primeiro trimestre de 2025, concluirá a transferência das demais ligações.

De acordo com a companhia, a transferência dos voos comerciais de passageiros segue as melhores práticas internacionais de gestão de mudança em aviação, garantindo uma transição segura, eficiente e focada na melhoria contínua do serviço ao cliente.

Abertas linhas de transportes

Para facilitar o acesso dos passageiros, o Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL) iniciou, quinta-feira, a circulação do comboio expresso de passageiros da Estação do Bungo, baixa da cidade, para o novo aeroporto e a empresa de Transportes Colectivos Urbanos de Luanda (TCUL) coloca em circulação, a partir de domingo, 35 autocarros em 10 rotas que ligam os municípios de Luanda e o aeroporto.

Os novos autocarros têm capacidade para 61 pessoas cada (27 sentados e 34 em pé) e vão operar nos troços Sequele, Cacuaco, Kilamba, Talatona, Benfica, Zango e Capalanca/Viana/Primeiro de Maio, todos com ligação ao AIAAN.

O Aeroporto Internacional António Agostinho Neto tem capacidade para 15 milhões de passageiros por ano (cinco milhões no segmento doméstico e 10 no internacional), duas pistas duplas e está preparada para receber diversos tipos de aviões, com realce para o Airbus A380, considerado a maior aeronave comercial da actualidade.

A infra-estrutura possui também 31 mangas (ramal de acesso às aeronaves), das quais 19 para os serviços internacionais e 11 para os domésticos, além de tapetes rolantes para o depósito de bagagem, seis dos quais dedicados aos voos internacionais.

A zona de check-in conta com seis ilhas para 94 balcões, sendo 62 para o serviço internacional e 32 para o doméstico.

Ainda no quadro da fluidez dos passageiros, o Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), na zona internacional, possui 36 balcões, sendo 10 para passaporte electrónico, bem como 14 balcões para atender o segmento dos passageiros domésticos.

Neste particular, os passageiros domésticos e internacionais, acompanhados com as respectivas bagagens, beneficiarão do serviço interno de transferência, sem que para o efeito saiam do interior do aeroporto. VC



Tags


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+