Mbanza Kongo – Oito crianças menores de 14 anos de idade beneficiam do tratamento antirretrovirais infantil em diversas unidades sanitárias da província do Zaire, no âmbito do programa Nascer Livre para Brilhar.
A informação foi prestada terça-feira, em Mbanza Kongo, pelo chefe interino do Departamento da Saúde Pública do Gabinete Provincial do Zaire da Saúde, Manuel Kai, à margem do primeiro Fórum Provincial do Parlamento Infantil/2024, promovido pelo Instituto Nacional da Criança (INAC).
Ao debruçar-se sobre o tema “Prevenção, tratamento, apoio e redução do impacto do VIH/SIDA”, o responsável disse que de Janeiro a Março deste ano, foram testadas 462 crianças, tendo sido notificados oito casos, mais três comparativamente ao primeiro trimestre de 2023.
De acordo com o responsável, no mesmo período, três crianças nasceram livre do vírus, no âmbito da terapia de corte vertical que impede a contaminação da doença de mãe para o filho.
Informou que nos três primeiros meses do ano em curso, quatro mil e 633 gestantes foram examinadas em consultas de pré-natal, tendo sido diagnosticados 20 casos positivos, dos quais 18 são acompanhados pelas autoridades sanitárias locais.
Dos cerca de 100 unidades sanitárias que a província do Zaire possui, 21 prestam serviços de corte vertical e nove estão habilitadas para o tratamento com antiretrovirais infantil.
O programa Nascer Livre para Brilhar, uma iniciativa da Primeira-Dama da República, é implementado desde 2018. DA/JL